Manual Técnico da Concretagem

Prezado cliente, a Concretar é uma empresa comprometida com a sua satisfação, por isso, elaboramos este manual de utilização do concreto que lhe é fornecido. Listamos aqui os principais procedimentos que devem ser seguidos no momento da aplicação do concreto para que sua obra aproveite ao máximo a qualidade Concretar. Ressaltamos que a correta execução do lançamento do concreto é de inteira responsabilidade do cliente, que deverá seguir as orientações contidas na NBR 12655.

 
1. Dicas para o pedido do concreto.

1.1 Certifique-se, junto ao engenheiro ou responsável técnico pela obra, qual deve ser a resistência, em fck, do concreto a ser solicitado.

1.2 Certifique-se que haverá mão de obra suficiente no momento de agendamento da entrega do concreto. Os funcionários da Concretar não estão autorizados a executar o serviço de lançamento do concreto.

1.3 Estruturas suspensas devem estar escoradas adequadamente, conforme orientações da NBR 6118.

1.4 As formas da laje devem estar dispostas em perfeito encaixe. A existência de frestas poderá causar o vazamento de elementos do concreto, comprometendo sua resistência.

1.5 Se o concreto solicitado for do tipo bombeado, o cliente deverá disponibilizar dois sacos de cimento e dois carrinhos de mão de areia para criação da argamassa de lubrificação dos êmbolos da bomba de concreto.

1.6 Antes do pedido, é necessário que o cliente se certifique da existência de acesso suficiente e seguro para o profissional que irá realizar o manuseio da tubulação e/ou mangote da bomba. Em muitos casos será necessário o posicionamento de andaimes e/ou passarelas que permitam o trabalho do profissional. No caso de concretagem em peças aéreas (vigas), as próprias vigas não poderão ser o ponto de sustentação do profissional.

 

2. Procedimento de entrega e aplicação do concreto.

2.1 Ao receber o caminhão da Concretar, o cliente deverá conferir e assinar a nota fiscal. No campo “Observações” da nota fiscal, haverá a anotação do lacre que deverá coincidir com o lacre presente na bica do caminhão. É esse lacre que garante a correta dosagem dos elementos que compõem o concreto. Recuse a entrega do concreto caso o lacre esteja violado ou com número diverso do informado na nota.

2.2 Procure reduzir ao máximo o tempo de descarga do concreto na obra. A mistura do concreto possui limite de tempo para seu manuseio, atrasos na descarga podem ocasionar o trabalho com uma mistura já em processo de endurecimento, o que dificulta a aplicação.

2.3 Toda e qualquer adição de água ao concreto é de inteira responsabilidade do cliente. A adição de água além do Slump Test especificado poderá comprometer a resistência do concreto e só deve ser executada por engenheiros credenciados. A norma a ser seguida para esse procedimento é a NBR 7212.

2.4 As formas onde o concreto será despejado devem estar abundantemente molhadas antes do lançamento do mesmo.

2.5 O concreto deve ser vibrado com a ferramenta adequada durante o lançamento. A ausência ou inadequação da vibração poderá causar fissuras e imperfeições no mesmo.

2.6 O cálculo do volume de concreto solicitado é de responsabilidade do responsável pela obra. Sempre que houver disponibilidade em nossa agenda, será possível solicitar volumes adicionais, no entanto não é possível garantir tal disponibilidade. Por segurança, confirme o volume exato de concreto necessário antes de efetuar o pedido. É importante ressaltar que pequenas variações nas dimensões das formas podem alterar significativamente o volume de concreto necessário para seu preenchimento. Certifique-se sempre dessas dimensões.

2.7 Após o lançamento do concreto, o mesmo deverá ser mantido em permanente estado de umidade para que haja a cura correta da argamassa. O concreto deve ser molhado após a concretagem e pelo menos três vezes ao dia durante sete dias corridos. Recomenda-se a cobertura de lajes expostas ao tempo com lona para se evitar a ação da exposição ao clima.

2.8 A falha na execução cuidadosa desses procedimentos poderá provocar o aparecimento de fissuras no concreto. É importante que o engenheiro responsável pela obra seja cientificado caso isso ocorra. Diversas vezes, a correção das fissuras é simples e de fácil execução através da aplicação do composto de cimento e água que implicará no preenchimento das mesmas.

2.9 O concreto é um material permeável que não deve ser exposto diretamente à chuva sem a prévia execução de sua impermeabilização. O procedimento de impermeabilização é de inteira responsabilidade do cliente.

 

3. Corpo de Prova

3.1 Para que seja possível o controle de qualidade do concreto enviado a nossos clientes, o motorista está instruído a retirar seis pequenas amostras, em fases diferentes do procedimento de descarga. Estas amostras serão posteriormente rompidas e analisadas por nosso laboratório afim de comprovar a resistência do concreto.

3.2 As amostras retiradas, também chamadas comumente de corpos de prova, devem ser armazenadas na própria obra, uma vez que o seu transporte só poderá ocorrer após secagem do conteúdo.

3.3 O local correto para armazenagem das amostras deve ser, coberto, afastado de intempéries como calor excessivo, sol e chuvas, nivelado e limpo.

3.4 É de responsabilidade do cliente fornecer um local adequado para armazenamento dos corpos de prova enquanto o mesmo aguarda a secagem e recolha por um de nossos funcionários.

3.5 É de suma importância que as amostras não sejam perturbadas de nenhuma forma após depósito no local de armazenagem. Qualquer adulteração do corpo de prova, como, inserção de materiais estranhos, exposição à chuva ou sol, mudança de local de armazenagem, adição de materiais como areia, brita e cimento, etc., provocará a perda da garantia de resistência do concreto fornecido.

 

A satisfação e sucesso de nossos clientes é nosso maior objetivo, dispomos de profissionais especializados aptos a sanar quaisquer dúvidas acerca do processo de concretagem.

Não hesite em nos contatar!

concreto, lagoa santa, pedro leopoldo, vespasiano, matozinhos, são josé da lapa, belo horizonte, ribeirão das neves, obra, construção, civil, concretagem, mpa, fck, corpo de prova, mão de obra, serviço, dicas, facilidade, atendimento, preço, orçamento, comprar, pedido, contato, meio, responsabilidade, ambiente, ambiental, sustentabilidade, betoneira, bomba, lança, economia, cimento, aluguel